Pão Caseiro Fácil e Fofinho

pao caseiro facil e fofinho
Mesmo que você nunca tenha feito pão caseiro ou tenha trabalhado com fermento antes, este pão artesanal caseiro é ideal para você. É a receita perfeita para iniciantes, pois requer apenas 4 ingredientes sem panelas ou misturadores especiais, não há amassamento ou modelagem complicada, e 95% do trabalho é feito sem intervenção. Os mestres de pão também apreciarão esta receita porque ela oferece um sabor delicioso, uma crosta levemente crocante e mega mastigável, e aqueles buracos macios exclusivos como ciabatta ou pão francês.

Você já quis dominar o pão caseiro?

Pães de verdade, crocantes, em borracha e deliciosos ao estilo de uma padaria que são incríveis com molhos, sopas, molhos e jantares reconfortantes? Esta receita é onde você começa. Este pão artesanal é para iniciantes, mas mesmo os mestres do pão apreciarão seu sabor e facilidade. É tão fresco, saboroso e surpreendentemente fácil porque basicamente se faz sozinho. Você só precisa de 4 ingredientes sem panelas ou batedeiras especiais, não é necessário amassar, não é necessário acionador de partida para massa, e você pode adicionar ervas, queijos e especiarias para fazer uma variedade de sabores de pão. Esta receita base em breve estará sendo repetida em sua cozinha. Depois de perceber como é fácil fazer pão caseiro de verdade, você encontrará qualquer desculpa para assar um pão.

O que é Pão Artesanal ou Caseiro?

Quando se trata de pão, o termo “artesão” não significa uma coisa em particular. Mas, geralmente, o pão artesanal é de aparência caseira, fresca, crocante e deliciosamente rústica. Um artesão é um trabalhador qualificado, alguém que trabalha com as mãos. Mas, ironicamente, não há muito “trabalho” envolvido com esta receita.

Apenas 4 ingredientes

Quanto mais crocante e mastigado o pão, menos gordura na massa – também conhecida como “massa magra”. Hoje estamos usando uma massa magra para o nosso pão artesanal. (Se você estiver curioso, uma “massa rica” é uma massa de pão macio com presença de gordura, como manteiga e ovos – o tipo que precisamos para rolinhos de canela durante a noite .) Sem gordura, ficamos com o básico.
  • Farinha de Pão: embora você possa usar farinha de trigo nesta receita, eu recomendo o uso de farinha de pão. A farinha de pão produz um pão mais forte e mais mastigável, o que faz uma grande diferença na receita com apenas 3 outros ingredientes.
  • Levedura instantânea: levedura instantânea é a chave nesta receita. Embora você possa usar o ativo seco, se isso é tudo o que você tem, qualquer aumento rápido ou levedura instantânea produzirá resultados saborosos em menos tempo. Eu uso mais fermento nesta receita em comparação ao meu pão de nozes e nozes e noz -moscada e noz moscada. Por quê? Essas massas descansam e aumentam à temperatura ambiente. No entanto, para obter mais sabor e aumentar tanto, uso mais fermento e deixo a massa descansar na geladeira. (O ar frio retarda o processo de fermentação.)
  • Sal: você não pode fazer um bom pão sem sal e, para obter o melhor sabor, recomendo um sal grosso, como sal marinho grosso. Acho que falta o sabor do pão com sal de mesa comum.
  • Água: Normalmente, incentivo você a usar líquido quente com levedura, porque o líquido quente ajuda o fermento a trabalhar mais rápido. No entanto, use água fria ou à temperatura ambiente aqui. Não muito frio, nem super quente – frio ao toque. A temperatura exata não importa, desde que não esteja quente demais. Quanto mais fria a água, mais tempo a massa leva para subir e, geralmente, melhor o sabor do pão. (Isso é importante, pois existem tão poucos ingredientes para adicionar um sabor substancial.
  • Farinha de milho opcional: polvilhar a panela com farinha de milho adiciona um toque de sabor e um pouco de trituração à crosta inferior. Isto é completamente opcional. Se você tiver, use-o. Se você não tiver, não se preocupe. Você também pode adicionar ervas e temperos, como alho fresco, alho assado, alecrim, endro, cebola picada, jalapeño, queijo ralado, nozes picadas, cranberries secas, uva passa e etc.

Ingredientes

  • Quatrocentas e vinte gramas de farinha de pão
  • Duas colheres de chá de fermento instantâneo
  • Duas colheres de chá de sal grosso
  • Trezentos e Sessenta mililitros de água fria
  • Opcional: farinha de milho para a panela

Modo de preparo

Em uma tigela grande e untada, misture a farinha, o fermento e o sal. Despeje a água fria e misture delicadamente com uma espátula de borracha ou colher de pau. A massa parecerá seca e desgrenhada, mas continue trabalhando até que toda a farinha esteja umedecida. Se necessário, use as mãos. A massa ficará pegajosa. Forme uma bola na tigela da melhor maneira possível. Cubra a massa firmemente com filme plástico ou papel alumínio e coloque no balcão à temperatura ambiente (honestamente, qualquer temperatura ambiente normal é boa!). Deixe crescer por duas à três horas. A massa terá quase o dobro do tamanho, grudará nas laterais da tigela e terá muitas bolhas de ar. Você pode continuar com a próxima etapa imediatamente, mas para obter o melhor sabor e textura absolutos, recomendo que essa massa aumentada descanse na geladeira por pelo menos 12 horas e até 3 dias. A massa vai inchar durante esse período, mas pode começar a esvaziar após 2 dias. Isso é bom e normal, nada para se preocupar. Polvilhe levemente uma assadeira grande antiaderente (com ou sem aros) com farinha e/ou fubá. Usando uma faca afiada ou raspador de bancada, corte a massa ao meio. Algumas bolhas de ar esvaziam à medida que você trabalha com ele. Coloque as metades da massa na assadeira preparada. Usando mãos enfarinhadas, forme dois pães longos. Cubra frouxamente e deixe descansar por 45 minutos. Você vai assar a massa nesta assadeira preparada. Durante esses 45 minutos, pré-aqueça o forno à duzentos e quarenta graus. Quando estiver pronto para assar, usando uma faca, marque os pães com 3 barras, com cerca de 1 cm de profundidade.Se os pães em forma se achatarem durante os 45 minutos, use as mãos enfarinhadas para estreitá-las ao longo dos lados novamente. Coloque a massa modelada na panela polvilhada de farinha de milho no forno pré-aquecido na grade central. Asse por 20 a 25 minutos ou até a crosta ficar dourada. Bata suavemente nos pães – se soarem vazios, o pão está pronto. Retire o pão do forno e deixe esfriar por pelo menos 5 minutos antes de fatiar e servir. Armazene as sobras frouxamente cobertas em temperatura ambiente por até 5 dias ou na geladeira por até 10 dias.