Purê de Batata Fit

pure de batata fit
Purê de batatas é um ótimo prato de baixo carboidrato. Mas, ao mesmo tempo, não acho que devamos evitar os vegetais ricos em amido por causa de seus carboidratos glicêmicos. Há coisas muito piores que você pode comer do que boas batatas, não é verdade?

Benefícios da batata para a saúde

  • Vitamina C. Uma batata contém mais vitamina C que um tomate médio ou batata-doce. A vitamina C suporta o sistema imunológico, ajuda a produção de colágeno e a absorção de ferro.
  • Fibra. Uma batata média com a pele contém 2 gramas de fibra que ajuda a manter a barriga cheia. É por isso que tento não descascar batatas sempre que posso.
  • Potássio. As batatas estão entre os 20 principais alimentos crus com alto teor de potássio. Mais alto que banana. Uma batata média com casca contém 15% do valor diário recomendado. O potássio é um mineral super importante que seu corpo precisa para transmitir impulsos nervosos, ajudar os músculos a contrair e manter a pressão sanguínea normal.
  • As batatas são uma fonte de vitamina B6, pobre em sódio e sem gordura. Frutas, legumes e grãos integrais devem ser consumidos diariamente. Alimentos fritos e lanches ricos em gordura devem ser um deleite evitado de forma exagerada
Compreender a diferença entre batatas fritas de fast-food e purê de batatas caseiro ajudará você a nutrir seu corpo adequadamente e a deixar espaço para uma ocasional indulgência.

Modo de preparo

Descasque a batata, corte, cubra com água fria e leve à geladeira por até 24 horas. Em seguida, escorra e cozinhe quando estiver pronto. Economiza muito tempo esses pequenos detalhes na hora de cozinhar seu purê de batat Ou, depois que as batatas terminarem de cozinhar, desligue o fogo e não escorra por até uma hora. Escorra e amasse bem antes de servir. Cozinhe as batatas com sal. Ajuda a dar sabor às batatas durante o cozimento. Em seguida, escorra, adicione manteiga, leite quente, alho em pó, sal e pimenta. O aquecimento do leite faz uma enorme diferença. Purê de batatas com leite quente ajuda a amassar bem as batatas, incorporar outros ingredientes e simplesmente manter as batatas quentes. Amasse com o espremedor de batatas até ficar homogêneo e cremoso. Eu não recomendaria usar um processador de alimentos ou um liquidificador normal para desempenhar essa parte da receita. Eles farão batatas gomosas com um brilho estranho e uma textura que não é interessante para um purê de batatas. Algumas pessoas gostam de usar uma batedeira. Eu te indico à usar um bom e velho espremedor de batatas. Corte em pedaços do mesmo tamanho. Para garantir batatas cozidas uniformemente, corte-as em cubos de tamanho semelhante. Não se esqueça que, quando menor os cubos, menos tempo de cozimento. Salgue a água. Quando as batatas cozinham, os grânulos de amido absorvem a água. Se você adicionar sal no começo, não precisará de muito no final. Cozinhe em água fria. Pode ser tentador cobrir batatas com água quente para acelerar o processo de fervura. Fazer isso resultará em mal cozimento por dentro e desmoronamento por fora. Tenha paciência quando chegar o momento de escorrer toda a água. Isso garantirá um sabor aquoso e mais batatas cremosas. Use manteiga à temperatura ambiente. Ela será absorvida mais facilmente e não esfriará as batatas. Assim como fez com a manteiga, também faça com o leite quente

Substituições

  • Alho. Você pode substituir o alho em pó por alho fresco. Comece com 1 dente de alho pequeno ralado ou amassado e ajuste a gosto. O alho cru pode fazer purê de batatas com um sabor irresistível. É puramente uma questão de preferência e do seu gosto.
  • Manteiga. Você pode usar manteiga ghee ou vegana. Para mim, substituto saudável da manteiga no purê de batatas é a manteiga. Sem manteiga, eles não são os mesmos.
  • Iogurte grego ou creme de leite. Uma pequena porção de um ou outro adicionará um sabor ao purê de batatas. Por que não?
Antes que você se esqueça, é muito importante se atentar para o tempo de preparação do seu purê de batata. Podemos dizer que dura cerca de quinze minutos, entretanto, você também deve considerar o tempo de cozimento que pode chegar até vinte e cinco minutos. Sendo assim, no total, é muito provável que você perca pelo menos quarenta minutos fazendo seu purê de batatas. Essa porção, é suficiente para alimentar até seis pessoas.

Ingredientes

  • Um quilo e trezentas gramas de batatas, descascadas e em cubos
  • Quatro colheres de sopa de manteiga saudável, em temperatura ambiente
  • Uma xícara e um quarto de leite desnatado
  • Uma colher de chá de alho em pó
  • Meia colher de chá de sal
  • Pimenta preta moída, a gosto