Receita de Caldo Verde

receita de caldo verde
Esta receita de caldo verde é seriamente a sopa mais deliciosa de todas! É feita com apenas cinco ingredientes fáceis de encontrar e descascar batatas é o mais difícil possível. Esta sopa verde portuguesa chega ao local e traz todo o calor e conforto que você precisa em uma noite fresca. É comida de conforto, é muito melhor!

O que é o caldo verde?

A sopa verde portuguesa, ou como chamamos em português, Caldo Verde, é uma sopa fumegante e saudável, tradicionalmente feita com linguiça defumada, batatas e couve. O Caldo Verde, embora extremamente popular no Brasil, é na verdade uma sopa tradicional portuguesa, do norte de Portugal. No Brasil e em Portugal, este prato é um item obrigatório em qualquer cardápio durante as Festas de São João, que destacam a celebração do nascimento de São João Batista. Esse costume nos foi introduzido pelos portugueses na época colonial e, para os brasileiros católicos, é uma oportunidade de agradecer a São João e outros santos, além de celebrar a vida rural através da comida, roupas e música. Você vai adorar comê-la com toneladas de azeite português em cima e pão fresco crocante. É como comida reconfortante para corações, acredite. Essa receita de caldo verde é uma homenagem a todos os brasileiros e toda colherada é um presente, repleto de sabores deliciosos e as melhores lembranças.

Praticidade nos ingredientes

Tudo o que você precisa para fazer esta receita de caldo verde são estes 5 ingredientes fáceis de encontrar, além de um pouco de azeite e um pouco de pão, se você quiser servir. Alho, cebola, batatas, lingüiça de porco defumada. Aqui no Brasil, usamos um tipo específico de linguiça calabresa, que pode ser encontrada nos mercados brasileiros. Todos estamos habituados com a famosa linguiça defumada. Como alternativa, você pode substituir qualquer lingüiça de porco defumada que encontrar. Sobre a couve, nunca substitua isso!

Modo de preparo

Aqueça um pouco de azeite em uma panela grande e refogue as cebolas até ficarem macias. Em seguida, adicione a linguiça. Deixe tudo marrom (mas não muito) até ficar bem dourado e, em seguida, adicione o alho e mexa um pouco. Retire a lingüiça da panela e reserve. Adicione as batatas à panela e cubra com água e deixe cozinhar até que as batatas fiquem macias. Quando as batatas estiverem macias, retire algumas das batatas e reserve com a linguiça. Usando um liquidificador de imersão, misture as batatas restantes na panela (incluindo a água em que foram cozidas) – como alternativa, você pode pular essa parte completamente e esmagar algumas batatas na panela. O objetivo é ter alguns pedaços de batata e um pouco de cremosidade, mas não muito. Adicione a lingüiça e as batatas de volta à panela e adicione as couve. E pronto! Cubra com um bom azeite e coma com pão duro.

Ingredientes

Esta receita de caldo verde rende até seis porções e fica pronta em trinta minutos!
  • Um quilo e meio à dois quilos de batata descascada
  • Uma colher de sopa de linguiça defumada fatiada
  • Meia cebola grande picada
  • Dois dentes de alho picados
  • Duas unidades de couve cortadas finas
  • Sal e pimenta a gosto
  • Duas colheres de sopa de azeite ( e mais para servir)
Pronto, agora que já ligamos a receita dessa deliciosa sopa de caldo verde, que você precisa fazer é ter essa experiência degustativa em toda a sua magnificência. Para Os amantes de cozinha fácil, com certeza essa é uma ótima opção de jantar em dias frios para família ou amigos, é uma receita extremamente apetitosa e, com alto grau de sofisticação no paladar, é completamente fácil de ser feita. Por isso, se você é um amante de sopas, você provavelmente está fazendo um dos caldos mais práticos que existem na culinária brasileira. Seu baixo custo também a torna uma sopa opcional para reuniões em que precisa ser feita grandes quantidades de comida. Ela é muito boa também para épocas festivas como festas juninas, reuniões entre amigos e festas de aniversário. Enfim, use a sua criatividade e, aderindo a essa a sua rotina alimentar, você com certeza não irá se arrepender e terá uma nova queridinha em suas refeições, até nos dias mais agitados!